10 melhores praias para surfar no Ceará

Se você não perde a oportunidade de pegar uma onda, seja através do surf, kitesurf, windsurf ou sand board, trouxemos as 10 melhores praias para surfar no Ceará. Os destinos preferidos dos surfistas nativos ou turistas ao chegar em terras cearenses. Confira!

Surfista Itim Silva na praia do Titanzinho. Foto Raimundo Cavalcante
Surfista Itim Silva na praia do Titanzinho. Foto Raimundo Cavalcante

1. Pico das Almas – também conhecida como Praia das Cristalinas, fica localizada entre o Cumbuco e o Cauípe, a 33 km de Fortaleza. Cenário paradisíaco onde rolam altas ondas. O pico é mais isolado e não tem infraestrutura na praia, o que ajuda a manter a tranquilidade dos surfistas.

2. Carnaubinha – distante do centro de Paracuru cerca de 2 km, a praia de Carnaubinha fica localizada em Paracuru. É conhecida como Hawaiizinho por suas ondas altas. A melhor época do ano para surfar em Paracuru é o inverno. No cenário deserto, dunas de areia clara e fofa, falésias e até um riacho de água doce, é uma das mais belas paisagens de Paracuru.

3. Taíba – o seu lado direito, conhecido como Morro do Chapéu, é o point dos surfistas e kitesurfistas, onde sempre acontecem competições de surf. Em busca dos ventos fortes que se formam especialmente no canto esquerdo, conhecido como Barramar, que é onde o rio se encontra com o mar, formando uma lagoa.

4. Icaraí – A praia fica no Litoral Oeste, a 23 km de Fortaleza, no município de Caucaia. Nos últimos anos, vinha sofrendo alguns problemas com o avanço do mar sobre o litoral. Muitos surfistas profissionais cearenses foram criados nas águas do Icaraí.

5. Iguape – Localizada no litoral leste cearense, a 43 km de Fortaleza. O acesso é fácil, pela CE-040, em trinta minutos se chega lá. No mar, muitas manobras e a prova de que o Iguape merece entrar no calendário dos grandes eventos do surf cearense.

Agora, se você prefere ficar por perto, na capital cearense, as melhores praias para surfar em Fortaleza são:

6. Titanzinho – localizada em Fortaleza, é berço de alguns dos mais importantes surfistas do Ceará. Apesar das boas ondas, que quebram em fundo de pedra, é mais surfada pelos locais da área. A praia fica próximo a um terminal marítimo.

7. Praia da Leste Oeste – A Praia da Leste Oeste em Fortaleza, é frequentada principalmente por pessoas dos bairros Moura Brasil, Jacarecanga e a grande maioria do Pirambu.

8. Porto das Dunas – A famosa praia do Beach Park, localizado em Aquiraz, distante de Fortaleza cerca de 28 km. O fácil acesso é um dos principais pontos positivos, e os trechos conhecidos por ondas fortes são muito frequentados por surfistas. Nesta praia também se realizam competições nacionais de windsurf.

9. Praia do Futuro – uma das praias mais populares de Fortaleza. Para quem não quer se afastar muito da cidade é uma das melhores opções. Tem boas ondas, porém é preciso passar primeiro por uma rebentação. Todos os anos recebe campeonatos de surf.

10. Barra do Ceará – O pico chamado de Boca do Tubarão na praia da Barra do Ceará, onde tem a direita mais longa e perfeita de Fortaleza.

Curtiu a lista? Concorda? Deixe o seu comentário e compartilhe com a galera! Aloha!

Comentários